quinta-feira, 30 de junho de 2011

Frases Qualidade, Segurança e Meio Ambiente

  • Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja
  • O que nós somos é o que fazemos, e o que fazemos é o que o ambiente nos faz fazer.
  • É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.
  • Converti-me em socialista levado por minha posição social. 
  • O primeiro passo em direção ao sucesso é dado quando você se recusa a ser prisioneiro do ambiente no qual você inicialmente se encontra.
  • Faça do "Meio Ambiente" o seu "Meio de Vida".
  • Já não há meio ambiente... Mas preservemos o terço de ambiente que nos resta.
  • O mundo é repleto de mudanças, ou você muda e se adapta ao ambiente em que você vive ou o ambiente muda você
  • Uma coisa é ser uma pessoa positiva num ambiente positivo ou neutro. outra bem diferente é ser instrumento de mudança num ambiente negativo.
  • A paciência e a impaciência,essas duas virtudes são necessárias para o equilibrio no ambiente de trabalho.
  • O que não quero, evito, não levo
  • Sempre na humildade..."A hipocrisia no ambiente de trabalho começa na entrevista de emprego e só termina com aquele e-mail de despedida ao sair dele.
  • O desporto é a nossa resposta cabal ao meio ambiente a dizer que estamos vivos.
  • A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diarias,que fazem toda a diferença uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.
  • Não cuide apénas do meio-ambiente mas sim dele inteiro.Precisamos dele inteiro!!!Poderíamos equivocadamente dizer que um dos maiores culpados pela agressão ao meio ambiente não seria extamente o homem, mas sim o sistema em que vivemos.

CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O objetivo da CIPA é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar o riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho. Não obstante, a CIPA é um órgão supracorporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta.

Importante: A Consolidação das Leis do Trabalho e a Constituição Federal brasileira garantem aos membros titulares da CIPA eleitos (os representantes dos empregados) dois anos de estabilidade no emprego, durante os quais só poderão ser desligados através de demissão por justa causa. O período de estabilidade, na verdade, tem uma duração um pouco maior do que dois anos: vai do momento de registro da candidatura do empregado à CIPA até um ano após o término de seu mandato

Doença Ocupacional.

Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são sempre causadas pela atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que podem ou não ser causadas pelo trabalho.

Prevenção
A prevenção de doenças ocupacionais pode ser exercida tanto para a empresa como para o trabalhador. É muito importante exigir a postura correta em escritórios e empresas para evitar problemas sérios de coluna e, além disso, ter um ambiente de trabalho confortável e satisfatório é muito importante para aliviar o estresse e muitas doenças ocupacionais.
São medidas simples, mas se usadas de forma correta podem livrar muitos trabalhadores de diversos problemas de saúde e doenças ocupacionais.

SESMT-Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT é uma equipe de profissionais, a serviço das empresas, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores.

 De acordo com a Nr-4 as empresas obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão exigir dos profissionais que os integram comprovação de que satisfazem os seguintes requisitos:

   a)  Engenheiro de segurança do trabalho - engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de  especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pósgraduação;
     b)  Médico do trabalho - médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina;
c)       Enfermeiro do trabalho - enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem;
d)       Auxiliar de enfermagem do trabalho - auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação;
e)       Técnico de segurança do trabalho: técnico portador de comprovação de registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho.

Perguntas constantes sobre Segurança do Trabalho.

  1. O que é segurança do trabalho?                                                                                                                     Conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.  

2. Por que minha empresa  empresa precisa constituir uma equipe de segurança do trabalho? 
 Porque é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.


3.O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?
O profissional de Segurança do Trabalho atua conforme sua formação, quer seja ele médico, técnico, enfermeiro ou engenheiro.O campo de atuação é muito vasto. Em geral o engenheiro e o técnico de segurança atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA, os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento. Muitas vezes esse profissional também é responsável pela implementação de programas de meio ambiente e ecologia na empresa.O médico e o enfermeiro do trabalho dedicam-se a parte de saúde ocupacional, prevenindo doenças, fazendo consultas, tratando ferimentos, ministrando vacinas, fazendo exames de admissão e periódicos nos empregados. 

4.Como minimizar os custos com a Segurança do Trabalho?

Melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muitos empresários tem a idéia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança. O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção. Sabem-se casos de empresas que tiveram que fechar suas portas devido à indenização por acidentes de trabalho. Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização da segurança nesta empresa, evitando futuras complicações legais.   

Riscos Ambientais.

                Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, existentes nos ambientes de trabalho. Em alguns casos significativos utilizamos também referenciar os agentes ergonômicos e os riscos de acidentes como riscos ambientais para este efeito. Os riscos ambientais são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador devido a sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos principais:
1)  RISCOS FÍSICOS
Os riscos físicos são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas características do local de trabalho, que podem causar prejuízos á saúde do trabalhador.

2) RISCOS QUÍMICOS

Estes riscos são representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos á saúde. Há três vias de penetração no organismo: - Via respiratória: inalação pelas vias aéreas - Via cutânea: absorção pela pele - Via digestiva: ingestão.
3) RISCOS BIOLÓGICOS
Os riscos biológicos são causados por microrganismos invisíveis a olho nu, como bactérias, fungos, vírus, bacilos e outros, São capazes de desencadear doenças devido à contaminação e pela própria natureza do trabalho.
4) RISCOS ERGONÔMICOS
Estes riscos são contrários às técnicas de ergonomia, que propõem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, propiciando bem estar físico e psicológico. Os riscos ergonômicos estão ligados também a fatores externos – do ambiente – e a fatores internos – do plano emocional. Em síntese: ocorrem quando há disfunção entre o indivíduo, seu posto de trabalho e seus equipamentos.
5) RISCOS DE ACIDENTES
Riscos de acidentes ocorrem em função das condições físicas – de ambiente físico e do processo de trabalho – e tecnológicas impróprias capazes de provocar lesões à integridade física do trabalhador.

CLT-Consolidação das Leis do Trabalho.

                  A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo , unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.
Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.A CLT surgiu como uma necessidade institucional após a criação da Justiça do Trabalho em 1939. Em janeiro de 1942 o presidente Getúlio Vargas e o ministro do trabalho Alexandre Marcondes Filho trocaram as primeiras idéias sobre a necessidade de fazer uma consolidação das leis do trabalho. A idéia primária foi de criar a "Consolidação das Leis do Trabalho e da Previdência Social".

Veja mais informações no site:
http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/10/1943/5452.htm

Mensagem de motivação.

A águia ensina seu filhote. 

"Sabe como a Águia ensina seu filhote a voar? A Águia faz o ninho bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e em volta o ar para sustentar as asas dos filhotes. A águia mãe empurra os filhotes para beira do ninho. Neste momento seu coração. Se acelera com emoções conflitantes, pois ao mesmo tempo que empurra sente resistência dos filhotes em não querer ir em direção ao precipício. Para eles a emoção de voar começa com medo de cair. Faz parte da natureza da espécie. Apesar da dor a águia sabe que aquele é o momento, sua missão deve se completar, mas ainda resta a tarefa final: O Empurrão. A águia enche-se de coragem, ela sabe que enquanto seus filhotes não descobrirem suas asas, não entenderão o propósito de sua vida, enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que
é nascer águia, assim o empurrão é o maior presente que ela pode oferecer a eles. E seu supremo ato de amor, então empurrando um a um ela os precipita para o abismo e eles voam livres após descobrirem suas asas. Mas se ainda eles não descobrem como ela tem uma capacidade de voar em uma velocidade incrível, quase sempre, salva seu filhote a poucos metros do solo."

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jogos:Se divirta com os mais diversos jogos!

Colocando os EPI's
http://www.areaseg.com/jogos/epi/index.html
Quiz
http://www.areaseg.com/jogos/quiz/
7 erros de segurança do trabalho
http://www.areaseg.com/jogos/7erros.html

Um pouco sobre Vulcabras|azaleia

A Vulcabras foi construída primeiramente na cidade de São Paulo onde produzia calçados de couro, em 1952, nos anos 90 a mesma se expandiu pelas regiões do Nordeste do país, seguindo o programa de incentivos fiscais para a indústria calçadista e de confecções. Em 2007 a Vulcabras S.A. passa a se chamar Vulcabras|azaleia S.A. e consolida sua liderança no mercado de calçados esportivos, e sua vocação para o crescimento diante das oportunidades do setor nos próximos anos.
             A empresa é a maior produtora de calçados e artigos esportivos da América latina e faz parte das dez melhores do mundo, atua na gestão de marcas fortes e reconhecidas no segmento de calçados esportivos e femininos e confecções esportivas, sustentada por um modelo de negócios diferenciado que integra o desenvolvimento de produtos e tecnologias, a produção, o marketing e a comercialização. Trabalham sempre juntos em busca do mesmo objetivo.
                   A mesma possui 25 fábricas localizadas nos Estados brasileiros, Ceará, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul, e uma fábrica na Argentina possuindo uma das suas fabricas na cidade de Horizonte na Av. Presidente Castelo Branco, 6847 no distrito industrial do mesmo. A Vulcabras|azaleia investe no marketing da empresa, por meio de anúncios de mídia e patrocínios esportivos.
Logo Marca


  •  C.N.P. J:00.954.394/0001-17
  • CEP:62.880-000
  • Razão Social:Indústria

  • Município:Horizonte
  • Telefone:3336-1733
  • Atividade Principal:Fabricação de calçados de couro.
  • U.F:CE
  • Carga horária da empresa:24 Horas.
  • Número de Funcionários:14.000
  • Grau de risco: 3
  • Endereço e Nº:Av.Presidente castelo Branco-6847.

A Psicologia dentro da empresa.

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento).O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
 A prática, dentro das empresas, dos psicólogos organizacionais está sendo considerada neste milênio, como a peça fundamental no trabalho organizacional, pois suas práticas são desenvolvidas de acordo com a visão e cultura da empresa, resultando em técnicas eficientes no desenvolvimento de estratégias no setor de recursos humanos. Além de desenvolverem e potenciarem as capacidades de cada um dos colaboradores, os psicólogos fazem questão de melhorar as relações interpessoais, a comunicação e, claro, a sua adaptabilidade às condições envolventes (“ambientais”) da sociedade ou do macro-sistema.